
Foto: Charles Guerra (Diário)
Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos em 2018 é obrigado a se alistar para as Forças Armadas. O prazo se encerra neste sábado. Este ano, a novidade é que o alistamento também pode ser feito pela internet, em que é preciso preencher um formulário e informar o número do CPF para validação dos dados pessoais.
Aplicativo permite denunciar mau uso de dinheiro em obras com recursos federais
Quem não tem o CPF deve comparecer à Junta de Serviço Militar, que em Santa Maria fica na Rua Coronel Niederauer, 1.565, no Centro, hoje e amanhã, das 8h às 13h, e apresentar uma lista de documentos.
Se o jovem perder o prazo, deverá pagar multa e fazer o alistamento. Essa multa é uma pena, em dinheiro, que é corrigida de três em três meses.
Quem não se alistar dentro do prazo vai estar em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade. Também não vai poder ingressar como funcionário, empregado ou associado em uma instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada. Também não poderá assinar contrato com os governos, nem prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.
Animais mutilados são descartados em rua na área central de Santa Maria
O jovem ainda ficará impedido de obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, de fazer matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão. O fato de não ficar em dia com o serviço militar também impede a inscrição em concursos públicos, ou mesmo tomar posse em cargos públicos.
Mais informações na 3ª Divisão de Exército (3ª DE) pelo fone (55) 3222-5250.
Documentos necessários
- Certidão de nascimento ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção
- Prova de naturalização ou certidão do termo de opção
- Um comprovante de residência ou declaração assinada
- Documento oficial com foto